Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Aconteceu

Exposição Tomoo Handa, 100 anos de Brasil

Ninguém melhor do que Handa registrou o viver do imigrante em nossa zona rural. Dotado de extraordinária sensibilidade, e sendo ele próprio imigrante (chegou com 11 anos de idade), elegeu como uma de suas missões contar através da pintura e em textos (vive O Imigrante Japonês - História de sua Vida no Brasil) a busca de adaptação e progresso dos seus conterrâneos pioneiros. Não se limitou a estes. Reproduziu em telas cenas da vida brasileira que captou em suas andanças pelo país afora, e que sem dúvida impactaram a retina de seus olhos e a sua alma.

As telas aqui expostas, de pinceladas seguras e cromatismo sereno, formam uma linha temática consistente, e constituem verdadeiras crônicas cheias de olhar amoroso e emoção contida em relação à nossa gente do campo.

Esta exposição reúne parte das obras que Handa doou ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, de que foi um dos fundadores, e que hoje fazem parte do nosso acervo.

Queremos com esta mostra prestar uma singela homenagem ao insigne pintor pelo transcurso, neste ano, dos 100 anos de sua chegada ao Brasil.

MHIJB, Outubro de 2017.

Da esquerda para direita, sr. Osamu Matsuo, sra. Lidia Yamashita, Cônsul Geral Adjunta, sra. Hitomi Sekiguchi, sr. Ignácio Moriguchi, dr. Roberto Nishio, dr. Pedro Handa (filho de Tomoo Handa), dr. Tuyoci Ohara



Filhos, Netos, Bisneto e Nora de Tomoo Handa



Convidados







patrocinadores Fast Shop Fundação Kunito Miyasaka Toshiba Leading Innovation Yakult Toyota Mitsui O.S.K. Lines
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil &etilde; mantido pela Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

Este site foi possível graças ao projeto Ashiato, que contou com o patrocínio do Banco Real, hoje Santander, e a Ubik IT Solutions. UBIK